Skip Navigation LinksFuzileiros > PT > Comando do Corpo de Fuzileiros > 2º Comandante


2º Comandante
 
Biografia do 2º Comandante do Corpo de Fuzileiros
 
Rogério Paulo Figueira Martins de Brito
Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro ​ 
 
Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro Rogério Paulo Figueira Martins de Brito nasceu em Angola, em 05 de janeiro de 1969, tendo ingressado na Marinha em 1986.
 
CMG FZ BRITO.jpgApós a conclusão da licenciatura em Ciências Militares Navais, ramo Fuzileiros (em 1991) na Escola Naval, desempenhou a função de Comandante do Pelotão de Reconhecimento do Corpo de Fuzileiros (1991-1992) e de Adjunto do Comandante da 1ª Companhia da Escola Naval (1992-1994) no ano de Formação Geral Comum, seguindo-se vários cargos no Destacamento de Ações Especiais da Marinha (1994-2003) entre os quais, o de Comandante de unidade.
 
Foi, posteriormente, indigitado para Oficial de Operações do Batalhão de Instrução e Chefe do Departamento de Formação em Operações, Armas e Sensores na Escola de Fuzileiros (2003-2006), onde colaborou na reestruturação dos cursos de Fuzileiros com a implementação do novo sistema de formação profissional da Marinha e a sua respetiva acreditação.
 
Considerando a sua anterior experiência foi escolhido para chefiar o grupo de trabalho para a criação do Curso de Operações Especiais da Marinha (2007) tendo, ainda, no mesmo período, ministrado um curso de Operações no Meio Aquático ao GOE/PSP de Macau.
 
Seguiu-se uma comissão especial no Combined Joint Operations from the Sea, Centre of Excellence, em Norfolk, EUA (2008-2011) onde assumiu as funções de Expeditionary Operations Staff Officer representando aquele Centro na área das Operações Anfíbias e colaborando nos projetos de Operações Especiais. De regresso a Portugal, após a frequência de um curso de carreira, foi nomeado Comandante do Batalhão de Fuzileiros nº2 e, acumulativamente, de Comandante do Destacamento HUMINT da Marinha e Comandante do Batalhão Ligeiro de Desembarque (2012-2016) tendo, ainda, durante o ano de 2014, assumido o cargo de Comandante do Special Operations Task Group (SOTG) das forças de operações especiais, a nível nacional.
 
Veio a desempenhar, posteriormente, o cargo de Chefe do Departamento de Operações do Corpo de Fuzileiros (2016-2018) e, após a promoção ao posto de Capitão-de-mar-e-guerra, assumiu em fevereiro de 2018 as atuais funções de 2ºComandante do Corpo de Fuzileiros e Comandante da Escola de Fuzileiros.
 
Do seu curriculum constam vários cursos de qualificação militar, em Portugal e no estrangeiro, salientando-se o Curso de Estado-maior Conjunto (2011-2012) e o Curso Geral Naval de Guerra (2002), o Curso de Mando de Unidades de Operaciones Especiales e o Curso de Mando de Unidades Paracaidistas, ambos em Espanha (1997-1998), o Curso de Paraquedismo Militar (1999) e o Curso de Queda Livre Operacional, em Tancos (2001), o Amphibious Warfare Indoctrination Course (2008) e o Expeditionary Warfare Staff Planning Course (2011), ambos nos Estados-Unidos, entre outros frequentados na NATO School, na Alemanha. Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
 
O Comandante Brito é casado com a D. Carla Brito e têm dois filhos, Sara e David com respetivamente 14 e 21 anos de idade.