Skip Navigation LinksFuzileiros > PT > Comando do Corpo de Fuzileiros > Três medalhas da Cruz de Guerra de 1ª Classe


Três medalhas da Cruz de Guerra de 1ª Classe
 
 
 
 
A medalha da Cruz de Guerra destina-se a galardoar actos ou feitos de bravura praticados em campanha por cidadãos, militares ou não, nacionais ou estrangeiros.
 
A medalha da cruz de guerra compreende as seguintes classes: 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª
 
A medalha da cruz de guerra de 1.ª classe pode ser concedida a unidades de terra, mar e ar que hajam, colectivamente, praticado feitos de armas de excepcional valor.
 
Transcrição do despacho de transferência
 
PATRIMÓNIO HISTÓRICO DOS DESTACAMENTOS DE FUZILEIROS ESPECIAIS, N.os 8, 7 E 5.
 
Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 17/08, de 15 de Maio:
 
Nos anos de 1964 e 1968, foram concedidas condecorações, por acções em combate, aos Destacamentos de Fuzileiros Especiais n.os 8, 7 e 5;
 
Considerando que, com a extinção dos Destacamentos de Fuzileiros Especiais, em 25 de Fevereiro de 1977, a autorização do uso das referidas condecorações transitou para a Força de Fuzileiros do Continente, em 3 de Novembro de 1978.
 
Considerando, ainda, que com a extinção da Força de Fuzileiros do Continente, em 1994, as forças e unidades de fuzileiros passaram a estar na dependência do Comando do Corpo de Fuzileiros.
 
Considerando, finalmente, a importância de perpetuar os feitos relevantes das unidades de Fuzileiros, e que é o estandarte do Comando do Corpo de Fuzileiros que maior uso tem nas cerimónias militares públicas, permitindo uma visibilidade acrescida à Marinha.
 
Assim, no uso da competência que me é conferida pelo número 2, do artigo 67.º do Decreto-Lei n.º 316/2002, de 27 de Dezembro, determino:
 
O património histórico dos Destacamentos de Fuzileiros Especiais n.os 8, 7 e 5, designadamente as condecorações concedidas, transita para o Comando do Corpo de Fuzileiros.