Skip Navigation LinksFuzileiros > PT > Destaques > Dia da Árvore



Dia da Árvore




O Corpo de Fuzileiros celebra o Dia da Árvore.



 
As 16 de fevereiro foi dado mais um passo na sustentabilidade ambiental e da preservação da biodiversidade através da plantação de umas dezenas de Pinheiros Mansos (Pinus Pinea) e Oliveiras (Olea Europea) na Escola de Fuzileiros e no Pólo do Alfeite do Corpo de Fuzileiros. As oliveiras vieram diretamente do Pereiro, região da Guarda, oferecidas pelo SMOR FZ RES Francisco Pereira.
 
           
 
Pode-se assim dizer que a celebração do Dia da Árvore, que se comemora oficialmente a 21 de março já teve o seu início. Através de uma Resolução adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 21 de dezembro de 2012 (A/RES/67/200) é proclamado aquele dia como o International Day of Forests, destinado a celebrar e a fomentar a sensibilização geral para a importância de todos os tipos de floresta e árvores na sustentabilidade ambiental e da biodiversidade. Nessa Resolução os Estados Membros são encorajados a organizar atividades relacionadas com o objetivos, designadamente através da realização e ações de plantação e árvores, qualquer que seja a data.
          
    
Como refere o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas este tipo de celebrações teve início no Nebrasca (EUA), em 1872, face à escassez de árvores e florestas, tendo então a população decidido dedicar um dia à plantação de árvores. Inicialmente, a comemoração não tinha um dia fixo.
 
      
 
Muitos países se seguiram nesta iniciativa, tendo a primeira "Festa da Árvore" sido comemorada em Portugal, em 1907, estendendo-se estas comemorações, sobretudo durante o período inicial da 1.ª República, até 1917.
 
      
 
 
 
 
 

CCF
03-03-2017 15:00