logo





Skip Navigation LinksFuzileiros > PT > Unidades > Escola de Fuzileiros

Escola de Fuzileiros


 

A ESCOLA DE FUZILEIROS TEM NOVOS BRASÕES DE ARMAS

 

HERÁLDICA
Heráldica é a arte de formar e descrever o brasão de armas, que é um conjunto de peças, figuras e ornatos dispostos no campo de um escudo e/ou fora dele, e que representam as armas de uma nação, país, estado, cidade, de um soberano, de uma família, de um indivíduo, de uma corporação ou associação.

HERÁLDICA MILITAR
A prática da aplicação das normas de heráldica, sempre que o Regulamento fica desajustado tendo em conta a necessidade de atualizar a representação simbólica dos comandos, forças, unidades e serviços que constituem a Marinha, têm aconselhado a sua revisão, apontando também nesta área a evolução da Marinha.
Neste contexto e numa prova de dinâmica desta arte/ciência auxiliar da História foi alterada/aprimorada mais uma vez, a heráldica da Escola de Fuzileiros, sendo concedido através do Despacho de 13 de fevereiro 2013, do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, publicado na OA1 nº. 8, de 20 de fevereiro de 213, o novo Brasão de Armas (fig. 1). Avultam nas alterações, a inclusão das duas últimas condecorações atribuídas à Escola de Fuzileiros - Medalha da Ordem Militar de Avis e Medalha da Ordem do Infante Dom Henrique - no listel ondulado, a troca da inscrição do lema da Escola de Fuzileiros “Gloria Docentium, Victoria Discentium” por “Escola de Fuzileiros”, e ainda a alteração da ordem colorida do fuselado de prata e azul.


                                                                               

                Fig.1 - Brasão da EF                                                                 Fig.2 - Estandarte Heráldico da EF

DESCRIÇÃO HERÁLDICA DO BRASÃO DE ARMAS – Escudo fuselado de prata e azul. Brocante uma asna de vermelho carregada de três candeias chamejantes de ouro. Pendentes no escudo a Medalha da Ordem Militar de Avis (2006), a Medalha de Ouro de Serviços Distintos (1986) e a Medalha da Ordem do Infante Dom Henrique (2012). Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «ESCOLA DE FUZILEIROS».

Também por Despacho de 7 de março de 2013, do Almirante Chefe do Estado Maior da Armada, publicado na OA1 nº 11 de 13 de março de 2013, foi concedido o estandarte heráldico à Escola de Fuzileiros (EF) (fig. 2):
DESCRIÇÃO HERÁLDICA DO ESTANDARTE HERÁLDICO – Esquartelado de ouro e vermelho, bordadura contra esquartelada do primeiro e do segundo, acantonada dos contrários e brocante uma estrela de quatro pontas esquartelada e contra esquartelada de ouro e azul. Sobre este ordenamento o escudo do brasão de armas envolvido por folhagens de louro em ouro, circundado por um listel em prata com a legenda em letras negras, tipo elzevir, «ESCOLA DE FUZILEIROS». Franjas de prata, cordões e borlas de vermelho e ouro, haste e lança de prata.

Da mesma forma foi concedido o Brasão de Armas do Batalhão de Instrução da Escola de Fuzileiro (fig. 3), através do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada de 20 de fevereiro de 2013, publicado na OA1 nº 9 de 27 de fevereiro de 2013. Também no mesmo Despacho é concedido o novo Estandarte Heráldico (fig. 4), revogando o Despacho de concessão de 24 de janeiro de 1978.

                                                                                

           Fig.3 - Brasão do BI                                                                         Fig.4 - Estandarte Heráldico do BI

DESCRIÇÃO HERÁLDICA DO BRASÃO DE ARMAS – Fuselado de prata e azul com uma ponta de vermelho, carregada com uma candeia flamejante de ouro. Coronel naval de ouro forrado de vermelho. Sotoposto listel ondulado de prata com a legenda em letras negras maiúsculas, tipo elzevir, «BATALHÃO DE INSTRUÇÃO».

DESCRIÇÃO HERÁLDICA DO ESTANDARTE HERÁLDICO – Bandado de vinte peças de ouro e vermelho, brocantes duas cruzes de S. Jorge de azul, uma firmada e outra no cantão dextro do chefe. Sobreposto à primeira, o escudo do brasão de armas circundado por folhas de loureiro em ouro, envolvido por um listel circular de prata com a legenda em letras negras, tipo elzevir, «BATALHÃO DE INSTRUÇÃO». Franjas de ouro, cordões e borlas de ouro e vermelho, haste e lança de prata.

                                                                                                  Colaboração da Escola de Fuzileiros



Marinha 2010, todos os direitos reservados