Comodoro
Rogério Paulo Figueira Martins de Brito
O 17º Comandante do Corpo de Fuzileiros desde a sua criação formal em 24 de junho de 1974, Comodoro ROGÉRIO PAULO FIGUEIRA MARTINS DE BRITO
O Comodoro Fuzileiro ROGÉRIO PAULO FIGUEIRA MARTINS DE BRITO tem 56 anos de idade e 38 anos de serviço na Marinha portuguesa. Ingressou na Escola Naval, em 1986, tendo-se licenciado em Ciências Militares Navais, como oficial da classe de Fuzileiros.
Ao longo da sua carreira serviu em várias Unidades, maioritariamente no Corpo de Fuzileiros, destacando-se o seu percurso operacional no comando do Destacamento de Acções Especiais, do Batalhão de Fuzileiros n.º 2 e do Destacamento HUMINT da Marinha; foi ainda formador no Batalhão de Instrução da Escola de Fuzileiros e, como oficial de Estado-Maior, exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Operações do Corpo de Fuzileiros.
Mais tarde assumiu funções de Comandante da Escola de Fuzileiros e 2.º Comandante do Corpo de Fuzileiros, tendo posteriormente cumprido três importantes comissões em África: duas no comando de Forças da União Europeia, em Moçambique e na Somália; e a última, de coordenador da cooperação bilateral no domínio da defesa, também em Moçambique. Desde o dia 01 de outubro de 2024 que é o Comandante do Corpo de Fuzileiros.
Qualificado em operações especiais é também mergulhador de combate e saltador operacional de grande altitude, entre outras valências operacionais. Ao longo da sua carreira participou em inúmeras operações reais, nomeadamente em missões de combate ao narcotráfico no mar, de imposição de paz em Timor, de evacuação de cidadãos não combatentes da Guiné, e de assistência militar em Macau. Destaca-se, por fim, uma comissão num Centro de Excelência da NATO, nos Estados-Unidos da América como staff officer e expert na área das operações anfíbias.
Tem averbado o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso de Estado-maior Conjunto e o Curso de Promoção a Oficial General. Nos últimos anos vem participando em diferentes seminários e conferências relacionados com terrorismo, pirataria e outras ameaças assimétricas, sendo ainda convidado a orientar e arguir várias teses na Escola Naval e no Instituto Universitário Militar.
Ao longo da sua carreira foram-lhe atribuídos diversos louvores e condecorações militares, bem como outros reconhecimentos individuais e coletivos.
O Comodoro Rogério Brito é casado e tem dois filhos adultos.
Saber Mais Nota Biográfica