Portal dos FuzileirosPágina InicialMedia CenterNotíciasFFZ3 e DAE participam no exercício HOT BLADE 21

FFZ3 e DAE participam no exercício HOT BLADE 21

Notícia

01 jul 2021, 14:45

A Força de Fuzileiros Nº 3 (FFZ3) e o Destacamento de Acções Especiais (DAE), participaram no Exercício HOT BLADE 21, que decorreu na entre 16 e 30 de junho de 2021 na Base Aérea nº11 em Beja.


Trata-se de um exercício organizado pela Força Aérea Portuguesa com a participação dos três ramos das Forças Armadas, combinado com a participação de Forças Armadas estrangeiras, nomeadamente da Áustria, Eslovénia, Países Baixos e Bélgica. O exercício HOT BLADE 21 teve como objetivo obter um elevado nível de interoperabilidade entre os helicópteros, aeronaves de asa fixa e forças terrestres de alguns dos Estados-Membros da Agência Europeia de Defesa.
 
No decorrer deste exercício, a Força de Fuzileiros N.º 3 pretendeu aprimorar os meios de projeção de força combinado com meios aéreos e, assim, aferir o treino de diferentes técnicas de inserção, designadamente, HeloCastFast RopeRappel, assim como assaltos a objetivos com Fuzileiros helitransportados, reabastecimento logístico, Quick Reaction Force (QRF) e operações de reconhecimento e vigilância. Deste modo, foi possível cumprir com o adestramento para o desempenho das tarefas e missões que estão atribuídas à Força de Fuzileiros N.º 3, como Destacamento de Apoio de Combate. 
 
O DAE teve como principal objetivo o treino da interoperabilidade e o estreitar de relações com as esquadras, integrando Joint Terminal Attack Controller (JTAC), para o desempenho primordial de Ações Diretas, como Raids, Resgaste de reféns ou Captura de Alvos de Elevado Valor, aliado a objetivos parcelares de treino próprio, no âmbito do adestramento de uma Unidade Tarefa de Operações Especiais.​

​​

Partilhar

Conteúdo