As Forças de Fuzileiros são forças-tarefa integradas no Batalhão de Fuzileiros n.º 2, que contribuem para a projeção de força a partir do mar, prontas para o cumprimento de missões no mar e em terra.

Forças de Fuzileiros

Forças prontas, treinadas e organizadas para as missões da Projeção de Força, inseridas no quadro das missões internacionais, no apoio humanitário e na retirada de portugueses, de países ou áreas em conflito ou em crise.

A informação pública tem reportado bem a atuação profissional destas forças. Uma das Forças está mais orientada para missões no âmbito da Segurança Cooperativa no quadro das organizações internacionais (e.g. Bósnia Herzegovina, Timor-Leste, Afeganistão e mais recentemente na Lituânia), enquanto que a outra, esta mais direcionada para as missões de apoio e evacuação, ​como foi o caso do apoio nacional à população de Moçambique, por altura do ciclone tropical “Idai” em 2019. No entanto, ambas as  forças estão prontas para realizar a mesma tipologia de missão. 

Forças robustas e bem equipadas, altamente eficazes na ação, dotadas de elevada flexibilidade e mobilidade, assegurando o carácter expedicionário.​​

Partilhar

Conteúdo