Capitão-de-mar-e-guerra
Rogério Paulo Figueira Martins de Brito
O 17º Comandante do CF desde a sua criação formal em 24 de junho de 1974, Capitão-de-mar-e-guerra ROGÉRIO PAULO FIGUEIRA MARTINS DE BRITO, foi promovido ao atual posto em 22 de dezembro de 2017, tem 55 anos de idade e 37 anos de serviço.
O Capitão-de-mar-e-guerra ROGÉRIO PAULO FIGUEIRA MARTINS DE BRITO tem 55 anos de idade e 37 anos de serviço.
Concluiu o Curso de Oficiais Fuzileiros na Escola Naval em 1991, sendo promovido a Guarda-marinha em 01 de outubro de 1991.
Frequentou e concluiu com aproveitamento vários cursos NATO, tem uma Pós-graduação em Ciências Militares de Segurança e Defesa, e tem, entre outros, o Curso Geral Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.
Em terra desempenhou funções de Comandante do Pelotão de Reconhecimento na Unidade de Apoio de Fogos, Adjunto do Comandante de Companhia na Escola Naval, Adjunto do Comando e Imediato do DAE, Chefe do Departamento de Formação em Operações, Armas e Sensores/Chefe da Secção de Operações na Escola de Fuzileiros, Chefe Secção de Treino e Avaliação do Estado-Maior CCF, Staff Officer no NATO-CJOS-COE, Chefe do Departamento de Operações do Comando do Corpo de Fuzileiros, Comandante do DAE, Comandante do Batalhão de Fuzileiros N.º 2, Comandante da Escola de Fuzileiros, 2.º Comandante do Corpo de Fuzileiros, Comandante da European Training Mission na República de Moçambique e, mais recentemente, o cargo de Diretor Técnico do Projeto n.º 1 no âmbito da Cooperação no Domínio da Defesa com Moçambique.
Embarcou também por várias vezes, sendo de destacar no NRP Vasco da Gama durante cerca de 6 meses aquando da missão de Humanitária e de Paz de apoio a Timor-Leste, assim como o cargo Comandante da EUNAVFOR – OPERATION ATALANTA, que exerceu de NOV23 a FEV24, contribuindo de sobremaneira para a segurança marítima no Oceano Índico Ocidental e no Mar Vermelho.
Atualmente desempenha o cargo de Comandante do Corpo de Fuzileiros desde 1 de outubro de 2024.
Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações de que se destacam, as seis Medalhas Militares de Serviços Distintos - Prata, a Medalha Militar de Mérito Militar de 1.ª e 3.ª Classe, a Medalha da Defesa Nacional 1.ª Classe, a Medalha Militar da Cruz Naval de 1.ª e 2.ª Classe, a Medalha Militar de Comportamento Exemplar - Ouro, a Medalha da Ordem Meritorious Service, a Medalha Solidariedade de Timor-Leste, três Medalhas Comemorativas de Comissões de Serviço Especiais, a Medalha Common Security AND Defense Policy Service Medal Headq. And Forces (ATALANTA e EUTM-MOZ), e a Medalha Interfet Timor.
O Capitão-de-mar-e-guerra Martins de Brito é casado e tem um filho e uma filha.
Saber Mais Nota Biográfica