Nos Fuzileiros cultivam-se valores e qualidades essenciais para serem empregues no mar e em terra, na paz e na guerra.

Valores

Disciplina

A Disciplina constitui-se como um padrão de comportamento que não se restringe a uma simples obediência hierárquica, mas que promove o espírito de corpo, a coesão e o sentido de dever.

Honra

A Honra consubstancia-se na conduta irrepreensível e no zelo extremo, dentro dos rígidos padrões morais que os atos de serviço impõem, exigindo retidão, firmeza de caráter e nobreza de alma.

Lealdade

A Lealdade traduz-se na franqueza e na sinceridade para com aqueles que servem na Marinha, tanto em situações de serviço como fora dele, constituindo-se como a base da solidariedade.

Integridade

A Integridade relaciona-se com o assumir de responsabilidades e concretiza-se através da transparência, honestidade e justeza das decisões e dos atos, originando também um sentimento de fortalecimento da moral própria.

Coragem

A Coragem revela-se na capacidade para tomar, em tempo, as decisões adequadas perante a adversidade, o perigo ou a ameaça, evidenciando-se pelo empenho no estabelecimento de novas ideias ou comportamentos que se constituam como soluções para os problemas existentes.

Competência

A Competência incorpora o saber individual e coletivo resultante da combinação do conhecimento teórico individual e coletivo, com a experiência, processos e procedimentos, e com uma atitude de inconformismo na procura contínua das melhores soluções para os desafios (inovação) e no conhecimento preciso das situações que envolvem a atuação dos fuzileiros (superioridade de informação).

Partilhar

Conteúdo