O Estandarte Nacional é a variante portátil da Bandeira Nacional, para ser transportada por unidades militares em campanha, paradas, desfiles e cerimónias.

Estandarte

Três medalhas de Cruz de Guerra de 1ª Classe

A medalha da cruz de guerra destina-se a galardoar atos ou feitos de bravura praticados em campanha por cidadãos, militares ou não, nacionais ou estrangeiros. A medalha da cruz de guerra de 1ª classe pode ser concedida a unidades de terra, mar e ar que hajam, coletivamente, praticado feitos de armas de excecional valor.

Medalha de Ouro de Serviços Distintos

A medalha de ouro de serviços distintos é reservada ao militar que, no desempenho de uma muito importante comissão de serviço militar, designadamente no exercício de funções de comando, direção e estado-maior, ou de uma alta missão de serviço público, bem como na prática de atos notáveis ligados à vida das Forças Armadas, tenha prestado serviços distintíssimos e relevantes, como tal qualificados em louvor individual, publicado no Diário da República ou ordem do ramo. A medalha de ouro de serviços distintos pode ser concedida a unidades militares que tenham prestado serviços classificados como distintos, nos termos do artigo 19º do Regulamento da Medalha Militar.

Duas insígnias da Ordem do Infante D. Henrique

A Ordem do Infante D. Henrique destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro assim como Serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus Valores. Foi conferido ao Corpo de Fuzileiros o título de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique, concedendo as honras e o direito ao uso das insígnias correspondentes desde junho de 2000.

Ordem da Liberdade

A ordem da liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade.

Medalha Mérito Tamandaré

A medalha Mérito Tamandaré do Brasil foi criada pelo decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando os seus feitos ou realçando seus vultos históricos. O Comandante da Marinha do Brasil, pela Portaria nº 74 de 18 de novembro de 2007, atribuiu a respetiva Medalha de Mérito Tamandaré ao Comando do Corpo de Fuzileiros.

Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito

A ordem militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito é a mais importante Ordem Honorífica portuguesa, destinada a galardoar méritos excecionalmente distintos no exercício das funções dos cargos supremos dos órgãos de soberania ou no comando de tropas em campanha. Da mesma forma, premeia feitos excecionais de heroísmo militar ou cívico e atos ou serviços excecionais de abnegação e sacrifício pela Pátria e pela Humanidade. O título de Membro Honorário da Liga dos Combatentes ao Corpo de Fuzileiros condecorado com a Ordem Militar da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito desde maio de 2008.

Partilhar

Conteúdo