A tua vida militar inicia-se com a
Recruta (Formação Básica Inicial) na Escola de Fuzileiros, onde durante 5 semanas (26 dias úteis) viverás imbuído de novas rotinas, novas aprendizagens e sujeito a regras militares.
Desde o primeiro instante passarás a atuar em grupo, a desenvolver o espírito de corpo e a desenvolver perícias relacionadas com a Liderança.
Durante as cinco semanas irás aprender diversas matérias, começando desde logo pelos valores da Marinha e dos Fuzileiros.
Além da prática da atividade física diária, os formadores irão ministrar matérias sobre:
- Comando de Pelotão (grupo constituído com cerca de 20 alunos);
- Organização e regulamentos da estrutura militar;
- Como aplicar procedimentos de primeiros socorros;
- Como marchar (individualmente, em grupo, com e sem espada e arma) de forma sincronizada e coordenada;
- Utilização em segurança do armamento empregue nos Fuzileiros;
- Técnicas, táticas e procedimentos operacionais a nível individual e pequenos grupos (infantaria de combate).
No final das cinco semanas perceberás claramente que adquiriste um conjunto de competências (pessoais, militares, navais e técnicas) que todas elas agregadas facilitarão o teu percurso de aprendizagem para o Comando de homens, refletindo-se a nível pessoal e profissional.
Este crescimento não é fácil, pois implica camaradagem, resiliência e perseverança para resistir ao cansaço e aos desafios diários. Contudo terás um conjunto de formadores com uma vasta experiência para te ajudar a ultrapassar todos os desafios.
Durante este período experimental, sem vínculo contratual, o teu vencimento é correspondente ao ordenado mínimo nacional.
Depois de ultrapassadas estas cinco semanas com resultados académicos, físicos e disciplinares positivos, viverás um momento ímpar e em família - o teu
Juramento de Bandeira.
Este será o momento que garante a tua aptidão para passares para a formação complementar, formação que corresponde ao
Curso de Formação de Oficial Fuzileiro.