Elásticos, bandas, bolas, halteres e barras… os acessórios de treino são muitos e podem ser bons aliados se os utilizares convenientemente.
Antes de mais é importante perceber que os planos de treino aqui propostos foram estruturados com base em exercícios com recurso apenas ao peso corporal não sendo por isso indispensável, nem obrigatório, a aquisição de nenhum tipo de material.
Caso decidas adquirir algum tipo de acessório é importante perceberes o seguinte:
1. Para que serve;
2. Como é utilizado;
3. As características técnicas do material.
Por exemplo, um dos acessórios que te poderá ajudar no teu treino para as elevações são os elásticos (ou bandas elásticas). Este acessório permite, numa fase inicial, auxiliar na subida (fase concêntrica) permitindo aprimorar a mecânica do movimento e potencializar o ganho progressivo de força para que posteriormente as possas realizar sem ajuda. Quando fores escolher, verifica que este é adequado para o teu peso e qual a carga de resistência (geralmente codificado por cores – quanto maior a carga, mais forte é o elástico e mais fácil será realizar o exercício com ele).
Lembra-te, o objetivo é ajudar-te numa fase inicial pelo que, tentativamente e de forma progressiva, deverás realizar os exercícios sem ajuda.