A Unidade de Projeção de Força enquanto unidade de natureza anfíbia é legítima herdeira do Batalhão de Fuzileiros Nº 2, unidade criada em 16 de abril de 1975, comemora hoje o seu 49º aniversário.
Atualmente sob o Comandante do Capitão-de-fragata Fuzileiro Jesus Alves, ainda num processo de reestruturação, comemora o aniversário, mantendo a data de aniversário como momento histórico de uma unidade intergeracional, que tem permitido as diversas gerações de fuzileiros, colocar em prática os ensinamentos e desenvolver técnicas, táticas e procedimentos que fazem dos fuzileiros uma força anfíbia de elite.
No âmbito destas comemorações foram atribuídos os patches da Unidade de Projeção de Forças à guarnição, como símbolo de identidade que fomenta o sentimento de pertença.
Além disso, englobaram palestras de antigos a atual Comandante, subordinados ao tema “Comando e Liderança", face à conjuntura de cada momento da história da unidade.
Na esteira das histórias do Batalhão de Fuzileiros Nº 2, a Unidade de Projeção de Força revisita o passado, para que no presente se possa planear o futuro, enquanto unidade de natureza anfíbia, contribuindo significativamente para uma Marinha útil e focada na sua missão, mantendo sempre o mote que nos une: “Ad Illo Eamus!"