Atualização FFZ LTU 21

Notícia

19 jun 2021, 10:39


No âmbito da missão das Assurance Measures na Lituânia, a Força de Fuzileiros participou nos exercícios Baltic Fortress e Strong Griffin, que decorreram entre os dias 4 e 18 de junho. 
 
Os exercícios realizados têm como objetivo garantir uma elevada capacidade de resposta militar aliada e dissuadir eventuais agressões, através do reforço da presença das Forças da NATO na Lituânia e de treinos combinados, que visam a obtenção de elevados níveis de prontidão e interoperabilidade.
 
O Elemento de Operações Especiais tem participado num programa de treino combinado, complexo e ambicioso, desenvolvido com unidades congéneres lituanas (KNT) e americanas (NAVY SEALS TEAM 10), abrangendo operações de abordagem e ações diretas sobre objetivos em terra, incluindo cenários de contraterrorismo e resgate de reféns. 
 
No módulo de Projeção de Força os exercícios englobam operações de força avançada, ações em águas interiores, ações de reconhecimento e de QRF (quick reaction force), fazendo uso da sua mobilidade blindada, os HMMWV. 
 
Os mergulhadores têm estado envolvidos em cenários de resolução EOD (explosive ordnance disposal) e ameaça UW IED (under water improvised explosive device), permitindo um cross training desafiante com a sua unidade parceira PVK.​

Partilhar

Conteúdo