Presidida pelo almirante Comandante Naval, vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, o evento contou com a presença de representantes de diferentes unidades de Marinha e também com a presença de antigos comandantes da Base de Fuzileiros.
A cerimónia constitui um passo fundamental no atual processo de restruturação do Corpo de Fuzileiros, sendo que a BF foi desativada em 2015. À Base de Fuzileiros compete assegurar, entre outras, as atividades no âmbito logístico relacionadas com o aprontamento e emprego das forças e unidades de fuzileiros e com o funcionamento do Comando do Corpo de Fuzileiros.
No seu discurso, o novo comandante da Base de Fuzileiros, capitão-de-fragata Fuzileiro José António da Costa Dias, sublinhou a importância o e sentido de responsabilidade associado ao cargo, tendo o vice-almirante Comandante Naval na sua alocução enfatizado o contributo da BF para o processo de reestruturação em curso nos Fuzileiros, bem como a natureza diferenciadora dos fuzileiros portugueses que se distinguem das demais forças pelo valor humano, coragem, resiliência e profissionalismo que, intrinsecamente, possuem e que decorrem da sua formação, sentido de dever e espírito de corpo.
Terminou sublinhando os processos de reequipamento que estão a ser realizados e que a breve trecho irão dotar as forças de fuzileiros com novo armamento ligeiro, equipamentos visão noturna, equipamento individual, acrescida mobilidade, sistemas não tripulados, e guerra eletrónica, entre outras capacidades
Ao capitão-de-fragata Fuzileiro Costa Dias desejamos votos dos maiores sucessos neste desafiante e honroso cargo.