A capacidade de liderança é o atributo mais importante exigido aos militares, militarizados e civis na Marinha. As pessoas e a melhor forma de as liderar são aspetos fundamentais. Todas as organizações procuram pessoas com capacidades para trabalhar em grupo e liderar equipas de trabalho.

Centro de Referência em Liderança

​​​​​​​​​​​​A capacidade de liderança é o atributo mais importante exigido aos militares, militarizados e civis na Marinha. As pessoas e a melhor forma de as liderar são aspetos fundamentais.
Todas as organizações procuram pessoas com ca​pacidades para trabalhar em grupo e liderar equipas de trabalho.
Focando a sua formação nas competências essenciais da liderança e do trabalho em equipa, o Departamento de Formação em Comportamento Organizacional é considerado, dentro e fora da Marinha, como o ​Centro de Referência em Liderança.

TORNA-TE NUM LÍDER!
A formação ministrada é essencialmente prática, desafiando os formandos a encontrar estratégias para potencializar capacidades como o relacionamento interpessoal, a entreajuda e a coordenação de trabalho.
A formação ministrada tem a finalidade de habilitar os formandos a exercer funções de liderança ao nível de grupos de trabalho, aplicando de forma integrada os conhecimentos e favorecendo o autoconhecimento e a eventual mudança ao nível das atitudes e comportamentos.
Todos os formandos assumem, de for​ma alternada, os papéis de líder e de liderado, o que permite desenvolver competências essenciais no relacionamento interpessoal, numa consciência coletiva que permita salvaguardar a eficiente conquista dos desafios quer no mar, quer em terra.

A FORMAÇÃO EM LIDERANÇA TEVE INÍCIO EM 1993
No seguimento de alguns acidentes marítimos ocorridos no final da década de noventa, tornou-se claro que a liderança seria uma necessidade estratégica de formação da Marinha, pelo que se escolheu o modelo inglês, consolidado desde 1947 e que integrava três aspetos essenciais: Tarefa, Grupo e Indivíduo.
Assim, em 1993, foi criado o Gabinete dos Cursos de Aperfeiçoamento em Liderança, passando em 2005, com a reestruturação de alguns serviços da Marinha, a Departamento de Formação em Comportamento Organizacional.
A Escola de Fuzileiros foi o local escolhido por dispor de espaço físico interno e adjacente, para implementar a componente prática do modelo e também por os formadores possuírem as qualidades essenciais para a formação.

​O DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS EM LIDERANÇA
Face às exigências da formação, a existência de uma Pista de Liderança para o trabalho em equipa e de um núcleo de formadores com competências pedagógicas e experiência prática, a Escola de Fuzileiros é o local ideal para ministrar a formação em liderança.

FORMAÇÃO A MILITARES E CIVIS
Além da formação a militares, o Departamento de Formação em Comportamento Organizacional alarga a sua oferta formativa também a entidades civis, públicas e privadas, e inclusivamente celebrado protocolos com estabelecimentos de ensino superior para ministrar a componente prática da formação em liderança na Escola de Fuzileiros. O reconhecimento da sociedade portuguesa e as diversas ações de formação realizadas a entidades internas e externas à Marinha reforça a posição de unidade formadora de referência a nível nacional na área da Liderança.

Se pretendes saber mais informações, entre em contacto connosco.​

Centro de Recrutamento

Praça da Armada, 1350-027 Lisboa


Escola de Fuzileiros

Escola de Fuzileiros, Vale de Zebro, Estrada Nacional 10-3, 2830-412 Coina

Partilhar

Conteúdo