A Escola de Fuzileiros, criada a 03 de junho de 1961 para formar os Fuzileiros, está localizada junto ao Rio Coina, local escolhido pelas características favoráveis aos cursos de Fuzileiros desde a formação de praças, sargentos e oficiais fuzileiros, aos cursos de abordagem e de operações especiais de Marinha.
Desde então a Escola tem vindo a desempenhar um papel fundamental na formação, assumindo também a formação militar básica, vulgarmente conhecida como recruta, a todos os cidadãos que escolhem servir Portugal na Marinha. É o único centro de formação na Marinha onde é ministrada formação específica em condução automóvel (ligeiros e pesados de passageiros e articulados) e simultaneamente o seu único Centro de emissão de Certificados de Condução. Enquanto ao serviço da Marinha, podes optar, através deste Centro de Exames, por obter a tua carta de condução (sendo os certificados reconhecidos pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes) e por incrementar as tuas valências técnico-profissionais na área da condução todo-o-terreno (incluindo moto 4X4) e na mecânica de automóveis.
Aqui podes aprofundar as tuas competências profissionais após o término da formação de base, de modo a aumentares as tuas oportunidades de emprego.
A Escola de Fuzileiros disponibiliza ainda um vasto leque de cursos relacionados com o tiro, manuseamento e emprego de diverso armamento (pesado e ligeiro), explosivos, minas e armadilhas em uso pelos Fuzileiros e Mergulhadores.
Na formação ministrada na Escola de Fuzileiros, conseguirás aprender inúmeras técnicas no âmbito dos primeiros socorros (incluindo o Socorrismo em Combate), na condução de diversos meios aquáticos (botes de assalto ou Lanchas Anfíbias de Reabastecimento e Carga) e ainda na área específica da informação geográfica.
A Liderança faz parte da cultura naval dos militares de Marinha e do Fuzileiro em particular. Face à experiência adquirida, esta Escola dispõe de um Centro de Referência em Liderança, publicamente reconhecido, onde ministra um vasto conjunto de cursos e estágios de diferentes níveis, permitindo melhorar as competências de liderança, o que facilita a entrada no mercado de trabalho.
A Escola de Fuzileiros contribui para o aprontamento de militares destinados a cargos no estrangeiro com formação em áreas específicas. Por outro lado, a experiência e as condições favoráveis, disponibilizadas pela Escola, facilitam o aprontamento, treino e avaliação das unidades e forças de Fuzileiros.
O conhecimento adquirido ao longo dos anos tem levado também a inúmeras solicitações por parte da sociedade e de diversos organismos e entidades do Estado.
Hoje, como ontem, a Escola continua a formar as forças especiais da Marinha: os Fuzileiros!