Cooperação com diversas agências nacionais e internacionais com responsabilidades e competências nos espaços marítimos: um contributo para um ambiente marítimo mais seguro e próspero.

Operações Interagências

​A segurança nos espaços marítimos, tanto no âmbito da proteção (security) como da salvaguarda (safety) é fundamental para o exercício da autoridade do Estado no mar, para o desenvolvimento da economia do mar, para a preservação dos recursos e ecossistemas marinhos e para o apoio ao bem-estar da população.

A Marinha coopera ativamente numa estreita coordenação com outras agências de modo a promover um ambiente colaborativo no âmbito da Segurança Marítima.

A nível nacional, sob a coordenação da Marinha,  os Fuzileiros cooperam na salvaguarda da vida humana no mar, na fiscalização dos espaços marítimos, na proteção dos recursos marinhos, no apoio ao combate de atividades ilícitas ou, no âmbito do apoio a outras entidades, no combate ao narcotráfico e contra o terrorismo marítimo. 

A nível Europeu, nas missões da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira, no combate à imigração ilegal e na salvaguarda da vida humana no mar.​

Partilhar

Conteúdo